Hora de Brincar
Jogos e Brincadeiras
Brincadeiras que ajudam no desenvolvimento da criança

1. Amarelinha
A criança deve marcar a casa em que não poderá pisar jogando nela uma pedrinha. Pulando, ela atravessará o desenho feito no chão, desviando da casa marcada, e retornará, desta vez recolhendo a pedrinha. Primeiro é escolhida a casa com o número 1, depois o número 2 e assim por diante. Se a criança perder o equilíbrio ou pisar nas linhas, volta para o começo. Ganha quem marcar as dez casas primeiro.
Por que ajuda no desenvolvimento infantil? Porque a amarelinha trabalha o equilíbrio e as noções básicas de matemática das crianças.

4. Cabo de guerra
O cabo de guerra também se brinca com uma corda. Os envolvidos na brincadeira devem fazer um limite no chão e se dividirem em dois grupos.
Na hora de brincar, é necessário que ambos os grupos puxem a corda, até que um deles ultrapasse o limite estabelecido no chão. O grupo mais forte vence.
Fonte:https://lereaprender.com.br/brincadeiras-do-folclore/

2. Esconde-esconde
Uma criança fica com os olhos fechados contando até o número que a turma decidir enquanto todos os outros se escondem. Quando acaba a contagem, ela sai à procura dos amigos. Ao encontrar algum, deve encostar nele e voltar correndo para o lugar da contagem. Se conseguir chegar lá antes do amigo encontrado, ele é quem deverá contar e encontrar os amigos na próxima rodada; se o amigo chegar antes, a criança deve procurar outra pessoa escondida e tentar mais uma vez - ou duas, ou três, ou quantas forem necessárias.
Por que ajuda no desenvolvimento infantil? Porque o esconde-esconde reforça as noções matemáticas e faz com que a criança ative com mais força o sentido da audição ao tentar encontrar os amigos escondidos.
Fonte:https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/brincadeiras-antigas-ajudam-desenvolvimento-infantil/

5. Passa anel
Uma criança fica com o anel entre as mãos enquanto as outras permanecem sentadas uma ao lado da outra e todas com as palmas das mãos unidas. A criança com o anel passa suas mãos pelas mãos dos amiguinhos e solta o anel nas mãos de um deles, sem que os outros notem. Quando acaba, pergunta para um dos participantes (que ela escolhe) com quem ele acha que está o anel. Se ele acertar, será o próximo a passar o anel; se errar, passará o anel quem o tiver recebido.
Por que ajuda no desenvolvimento infantil? Porque o passa anel desenvolve o trabalho em equipe e o respeito ao próximo, já que todos têm que se adequar ao tempo que a criança com o anel leva para fazer sua parte.
Fonte:https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/brincadeiras-antigas-ajudam-desenvolvimento-infantil/

3. Caça ao tesouro
Um adulto esconde um "tesouro" (que pode ser qualquer coisa, desde um brinquedinho de uma das crianças o até um saco de frutas ou doces) e elabora pistas que levarão os pequenos a encontrá-lo. As pistas devem ter a ver com o caminho que deverá ser feito até chegar a ele. Juntas, as crianças seguem as pistas e trocam ideias caso haja dúvidas. No final, encontram o tesouro e brincam ou lancham todas juntas.
Por que ajuda no desenvolvimento infantil? Porque a caça ao tesouro trabalha o raciocínio lógico, a sagacidade, a atenção a detalhes e a paciência - podem ser necessárias muitas dicas até chegar o tesouro, e as crianças precisam entender que nem tudo cai no nosso colo na hora em que queremos.

6. Pula corda
Essa brincadeira pode ser realizada individualmente ou em grupo. O objetivo principal é pular a corda, sem encostar nela. Quando uma pessoa pisa no objeto, é a vez da outra.
Durante essa atividade, os envolvidos no jogo costumam cantar músicas populares.
Fonte:https://lereaprender.com.br/brincadeiras-do-folclore/